A Educopédia já está no ar, em fase de testes (www.educopedia.com.br).
A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. Qualquer aluno ou professor já pode entrar como visitante de qualquer computador conectado à internet. Nossos alunos e professores terão uma conta de email @rioeduca.net e, através desse email, receberão uma chave mágia para cadastrarem suas senhas e começarem a utilizar todos os recursos da plataforma.
As atividades das aulas digitais incluem vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, quizzes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiênciaeducacional, a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas dos jovens. As aulas são criadas e revisadas por professores da rede.
Além das atividades da plataforma, as aulas também incluem planos de aula e apresentações, voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas cobre temas, competências e habilidades das nossas orientações curriculares. As orientações de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo. Para fazer download do plano de aula, o professor deve fazer o login, escolher uma aula e clicar sobre a maçã que ele verá no ambiente da aula, junto aos outros recursos que os alunos veem. Esse recurso só estará disponível após o recebimento da chave mágica e cadastro do professor.
Na 1ª fase, no 2º semestre de 2010, a Educopédia apresentará apenas aulas de matemática e língua portuguesa, do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na segunda fase, no início de 2011, a plataforma incluirá todas as disciplinas do 2º segmento e será a principal ferramenta pedagógica do Ginásio Carioca. Também a partir de 2011, a Educopédia começará a testar um algoritmo adaptativo que visa, a longo prazo, a criação de aulas digitais completamente customizadas ao estilo de aprendizagem dos alunos, pelo próprio sistema.
A Educopédia é clara, direta e extremamente intuitiva, para que alunos e professores possam utilizá-la sem a necessidade de treinamento ou outras pessoas. A navegação foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. O ambiente das aulas oferece recursos fixos e variáveis, como dicionário, calculadora, mapa e caderno de anotação. Alunos (depois do login) podem salvar seus textos em seus cadernos virtuais aos quais os professores terão acesso. É a melhor forma de se utilizar as novas tecnologias em sala de aula.
A Educopédia é idealizada e realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Oi Futuro e conta com o apoio do Grupo de Informática Aplicada à Educação do NCE/UFRJ e outras instituições. Com o mesmo conceito colaborativo da Wikipédia, as aulas são revisadas e modificadas com frequência e sua qualidade vai aumentando com o tempo. A fase beta vai até o fim de janeiro de 2011. Caso você tenha sugestões ou verifique erros, informações inconsistentes ou desrespeito às leis de direito autoral, por favor envie um email para educopedia@rioeduca.net. Se suas sugestões para melhorar aulas forem aprovadas, o seu nome entrará como coautor da aula.
Rafael Parente
Nenhum comentário:
Postar um comentário