quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA (por Frederico M.Moreira)

A música cai no vestibular? Então se não cai, pra que eu tenho que estudar isso?
            A música permite você a organizar seu pensamento, pois você faz parte de um universo sonoro. Quando você se transforma e se organiza internamente você é capaz de fazer o mesmo com todos os setores de sua vida.

            O que a música proporciona:

·         Atitudes de solidariedade e cooperação
·         Posicionar-se de maneira crítica
·         Conhecer características culturais brasileiras fortalecendo a identidade nacional
·         Perceber-se integrante
·         Desenvolve o sentimento de confiança em sua capacidade cognitiva, estética de inter-relação pessoal e inserção social.
·         Utilização da linguagem musical para se expressar e comunicar suas idéias
·         Ampliação de sensibilidade
·         Desenvolvimento da Percepção
·         Desenvolvimento da Reflexão
·         Desenvolvimento da imaginação

A música iguala as pessoas. Por exemplo, num coral de uma empresa (Ipiranga Petróleo) não há cargos hierárquicos como na própria empresa (gerentes, diretores, encarregados, peões etc.).

Por que quem estuda música melhora o raciocínio matemático e a aprendizagem em geral?

O cérebro funciona e acumula conhecimento, basicamente em dois blocos: o de problematização e o de solução. Quando, estando diante do bloco de problematização, nós conseguimos resolver (ou preencher) o bloco da solução, temos uma sensação de grande prazer. É isso o que a música nos faz.

A música é composta de pequenas estruturas de perguntas e de respostas, ou de problemas e soluções (problemas propostos e soluções apresentadas pelo compositor). Assim, ao ouvirmos uma música – que é cheia desses componentes – nos vamos acumulando micro-sensações de prazer e instintivamente estimulando o sistema de funcionamento do nosso cérebro.

Em verdade, quando ouvimos os “problemas” na estrutura musical, nós mesmos pensamos imediatamente em quais seriam as soluções (musicais) possíveis para aquelas perguntas que estamos ouvindo e, ao ouvirmos a solução que o compositor deu, queremos instintivamente ouvir e comparar se a dele foi igual àquela que daríamos.

É claro que nós não pensamos racionalmente sobre isso, ou seja, nós não dizemos “agora eu ouvi um trecho de pergunta. Qual será o de resposta?” Isso acontece sem que nos apercebamos, assim como nosso coração bate sem que a gente o comande.

Esse jogo interessante, instintivo aos seres vivos é que nos faz apreciar a música, tendo prazer ao ouvi-la. Em outras palavras, nós vamos “ensinando ao cérebro como ele tem que acumular conhecimento” de uma maneira instintiva e prazerosa.

É o estímulo a esse sistema cerebral – que a música proporciona - que nos faz ser melhores em outras funções e atividades como, por exemplo, no raciocínio matemático – que é uma fonte contínua de questão/solução.

            E então? Vamos fazer música?

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