quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A evolução das claves musicais


As claves musicais são um elemento muito importante na notação musical e na Teoria Musical. Elas indicam como o músico deve ler a pentagrama; cada clave indica a posição de uma nota específica e, a partir dessa nota, deduz-se as outras. A clave é o elemento chave da notação musical no pentagrama; não é à toa que a palavra vem do latim clavis, que significa chave.
A diferença de claves foi estipulada para facilitar a notação de diferentes alturas; ela confere nome e altura às notas. Como o pentagrama possui cinco linhas e quatro espaços na pauta, só se podem representar nove notas. Existe a possibilidade de utilização de linhas complementares na notação, mas, muitas vezes, se faz necessário mais do que se consegue (geralmente usa-se até cinco linhas complementares nas extremidades a pauta). Dessa forma, as claves possibilitam que a altura das notas seja diferenciada na notação musical.
Já existiram muitas claves, mas, hoje em dia, as mais comuns são as claves de Sol, Fá e Dó. Hoje cada uma das claves tornou-se um símbolo de forte identificação, mas elas sofreram alterações na sua estrutura com o tempo.


Cada clave correspondia à letra correspondente à sua nota na notação em cifra.G para Sol,F para Fá e a clave de Dó representa o encontro de dois C invertidos.
A tipografia de Gutenberg revolucionou a notação musical, pois fez com que a notação se padronizasse, seguindo os meios de impressão da época. Isso reduziu a velocidade de evolução dos símbolos musicais – que sofriam alterações com a irregularidade da cópia à mão – e, conseqüentemente, das claves musicais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário